Polvo tostado ao azeite de alecrim

polvo ao perfume de alecrim: vale a pena!

Hoje, direto ao ponto:

 

Polvo tostado ao azeite de alecrim

 

Azeite de alecrim em infusão fria

3 galhos de alecrim fresco, higienizado

250 ml azeite de oliva

 

No frasco de azeite, coloque os galhos de alecrim. Deixe durante 7 dias na geladeira. Coe.

Observação: se você estiver com pressa, faça o método de infusão quente (ver post sobre azeite aromatizado)

 

Polvo tostado

1 polvo de cerca de 1,2 kg

0,15 kg cebola, sem casca, em cubos grandes

0,2 L vinho branco

Quanto baste de água mineral

1 folha de louro pequena

 

Coloque pra ferver a água com a cebola e folha de louro.

Limpe o polvo retirando a cabeça e lavando o em água corrente, dando atenção especial para as ventosas que podem reter sujidades.

Abaixe o fogo para a água ficar em simmer, que é o ponto antes de fervura em que as bolhas na água estão menores e por isso a água não fica tão “turbulenta”, cerca de  80ºC.

Adicione o vinho. Coloque o polvo na água.

Deixe em torno de uma hora – esse tempo pode variar de acordo com o tamanho do polvo e o seu frescor. O importante é entender quando está pronto: sua carne deve está macia o suficiente que se você enfiar a ponta de uma faca na parte grossa do tentáculo, perfure facilmente e a pele (parte roxa) deve estar “querendo soltar”.

Retire o polvo da água e enquanto quente, retire a pele envolta dos tentáculos, deixando as ventosas.

Enquanto isso, esquente uma frigideira de fundo grosso. Adicione azeite. Coloque o polvo até que fique tostado e vire para tostar o outro lado. Ao desligar o fogo, adicione o azeite de alecrim preparado anteriormente.

Observação: não tosto o polvo no azeite aromatizado porque o seu ponto de fumaça é menor do azeite de oliva que é de cerca de 180ºC e  não conseguiria um efeito tostado bacana.

tostando... yum!

 

Como servir:

(Lembra daqueles livros que você escolhe o final – para isso pule para página X, para aquilo vá para página Y… Igual a novela ‘Você decide’? Bom, achei legal fazer o mesmo, então você tem três finais pra escolher!)

Aperitivo – corte os tentáculos em partes menores, regue com o azeite de alecrim e um bom pão italiano pra “chuchar” no azeite.

Salada – salada de folhas da horta ao vinagrete de framboesa e polvo tostado ao aroma alecrim. (Higienize as folhas e coloque no prato que vai servir. Quando o polvo estiver pronto, tire da panela e jogue um pouco do molho vinagrete. Tempere a salada com o vinagrete da panela e o normal. Salpique o polvo na salada. Vinagrete: 3 partes de azeite – use um pouco do aromatizado de alecrim – para 1 parte de vinagre de framboesa, ¼ parte de polpa de framboesa,  sal e pimenta do reino preta moída na hora)

Prato principal – polvo tostado ao azeite de alecrim e flor de sal, purê misto de batata e alho assado, vagem holandesa ao vapor.  (Purê misto de batata e alho assado: asse o alho em papel alumínio regado de azeite, sal grosso e tomilho a 180ºC por uma hora. Deve ficar quase doce, sem a picância do alho cru. Faça um purê com o alho e junte ao purê de batata). Decore com redução de vinagre balsâmico, alecrim e mel.

 

Bom apetite!

 

One comment

  1. gabi tikerpe

    mmmmmmmmmmmmmmmmm❤
    eu quero!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: