Flecheiras e Guajiru

curral de peixe nos recifes entre Flecheiras e Guajiru

Ganhei de presente de aniversário uma fuga pra Flecheiras, CE, e amor de mãe.

Saculejamos (‘mãinha’ e eu) de Jeri até Guajiru. Digo saculejar por que é o termo mais correto pra ficar pulando no carro nas areias e dunas daqui. Faz parte da aventura!

eu e o cão nos recifes

Guajiru fica há uns 200 e poucos km de Jeri e 140 de Fortaleza, ainda na Costa do Sol Poente.

Três horas depois…

Chegamos ao município de Trairi, onde ficam as praias de Guajiru e Flecheiras. Entre uma e outra há uma distância de 5km.

vida dura...

Ficamos hospedadas num hotel gostoso em Guajiru, o Rede Beach.

Fomos a pé de uma praia a outra e acho que foi a parte mais linda da viagem. Pegamos uma maré de lua cheia que é quando a maré alta e baixa ficam mais extremas, então a maré baixa estava bem seca. O mar descobriu os recifes e pedras que formam piscinas naturais transparentes que refletem o azul turquesa do céu. Enfim, fotinho pra ilustrar.

o mar

Chegamos em Flecheiras com fome e como estamos na baixa temporada, foi uma dificuldade encontrar onde comer. Fomos atrás de plaquinhas que indicavam restaurantes. Primeiro seguimos a placa do Sabor da Oca. Andamos entre ruinhas e pessoas sentadas na frente das casas, olhando o movimento da rua. Chegamos: o restaurante estava fechado. Continuamos a andar, seguindo outra plaqueta, agora procurando um restaurante que se descreve como ‘laboratório gastronômico’. E eu só querendo ver o que será que quer dizer isso num lugar pacato no interior do Ceará. Encontramos o restaurante que se chama il Pevero – laboratório gastronômico.Pintado de vermelho desbotado, que até lembra um pouco as casinhas da Itália. Tava fechado. Dei mais uma olhada e vi duto de exaustão feito de inox brilhante e moderno do lado de fora… nada mal.

em frente ao il Pevero

Acabamos indo almoçar na barraca do Erasmo e comemos lagosta grelhada. Nunca cai mal né! Limão galego, sal, pimenta – tudo de bom!

Na esperança de ainda jantarmos lá, voltamos pro il Pevero. Encontramos os donos, o chef italiano e sua esposa. Mesmo apelando, dizendo que era meu aniversário na tentativa que eles fizessem uma super cortesia, não deu certo. Na baixa só aos finais de semana. Olhamos o cardápio e agora estamos passando vontade! Fica pra próxima!

colonia de pescadores

Comemoramos no restaurante do hotel, e na verdade o que mais importa nessas horas é a ótima companhia. (A comida estava boa também.)

il Pevero – Rua do Pecado, 63. Flecheiras. tel:  (85) 3351-3070

Rede Beach Hotel – Rua Principal, s/n. tel: (85) 3351-3086. http://www.rede-resort.com.br

3 comments

  1. Moisselle Moreno

    Só curtindo seu Blog!

  2. Renata Amaral

    Flecheiras eh lindo mas nada seria tão gostoso se nao fosse ao lado da pessoa que a gente ama! Adorei o post e as dicas sao realmente boas!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: