Trivial brasileirinho

um, dois, feijão com arroz

Arroz com feijão é um dos pilares da identidade gastronômica nacional.

A mesa do brasileiro é conhecida pelo arroz com feijão e suas variações como o baião-de-dois e a feijoada.

Segundo a CONESA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), “o feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular, representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país.”

O clássico arroz com feijão é além de acessível, nutricionalmente rico. Os nutrientes encontrados  no feijão são pouco expressivos no arroz e vice-versa, fazendo um par perfeito.

De acordo com alguns estudos, a dupla tem perdido sua popularidade, principalmente entre a população da classe alta brasileira. Resultado dos hábitos da alimentação e vida modernada, como por exemplo, maior consumo de produtos prontos, como os congelados e industrializados.

Em 2008, Alex Atala ganhou o prêmio de melhor trivial: arroz com feijão e se orgulhou. Afinal, temos referências de sobra pra saber qual é o melhor feijão, diferente de saber qual é a melhor espuma ou invenção moderna.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: