Música vegetal

flauta de cenoura

Para aguçar o apetite e os ouvidos: música.

A Vegatable Orchestra, inovadora orquestra austríaca,  faz música a partir de vegetais desde 1998.

Os instrumentos são desenvolvidos exclusivamente de vegetais e resultam em uma harmonia única e excêntica. Cada componente é esculpido e construído usando furadeiras, facas e untensílios de cozinha para exercerer a função de gerador de som. Sempre há espaço para aprimorar um instrumento ou criar um novo.  Geralmente, cada instrumento dura apenas um concerto ou um dia de studio.

O objetivo é artístico. E os históricos de cada membro, como músicos, artistas visuais, arquitetos, designers, escritores, entre outros, permite trazer abordagens criativas e distintas para este mesmo fim.

Os sons abstratos são dificilmente reproduzidos com instrumentos ‘mais comuns’ e difíceis de distinguir a origem. O som experimental toca desde música contemporânea, dub à free jazz.

A lúdica filosofia de brincar com comida também tem seu lado sério. Os músicos afirmam que seus instrumentos causam menos danos ambientais pois sua produção utiliza menos energia e recursos, além de serem bio-degradáveis. Com as sobras dos vegetais que usaram para fazer os instrumentos, é feita uma sopa que é servida aos espectadores a cada apresentação. Já os instrumentos, parte é  presenteada ao público no final e a outra parte é usada para compostagem. Tudo bem sustentável.

O álbum mais recente da Vegetable Orchestra se chama Onionoise (uma cruza entre as palavras cebola e barulho, em inglês).

O vídeo abaixo ilustra um dia com o a orquestra.

Saiba mais no site oficial: http://www.vegetableorchestra.org/about.php

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: