As 4 etapas de aprender a cozinhar

“Eu nem sei fazer arroz.”
É um dos comentários que mais ousso quando alguém diz que não sabe cozinhar. Ou ‘nem sei fritar ovo’ ou ‘só brigadeiro’ e por aí vai.
Acabo retrucando que é uma questão de prática. (E é!)
Mark Bittman, hoje colunista do New York Times e autor de livros de culinária, descreve as 4 etapas do processo de ‘como aprender a cozinhar’. Ele começou a cozinhar depois de adulto, quando se deparou com uma filha recém nascida e uma esposa em faculdade de medicina.

As etapas:

1a – Seguindo uma receita (ou tentado!)

2a – Aprendendo suas preferências, começar a comparar e sintetizar algumas receitas que aprendeu. Ele diz que se você for dedicado, acabará consultando um ou mais livros ou referências antes de preparar alguma coisa.

3a – Em busca de novas idéias: novos livros, novos autores, novos ingredientes buscando perfis e sabores parecidos com o que se tornou o ‘seu estilo’. Começa a buscar por inspirações em livros ao invés de receitas.

4a – Um ‘cozinheiro maduro’ com um repertório, e que consegue começar a cozinhar algo sem saber exatamente como será o resultado final. (Ok ok, no começo geralmente não se sabe qual será o resultado final também… Mas é diferente…)

E ai, onde você se enquadra?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: