Minhocas pra que te quero

“No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local onde possa feder e sujar a vontade. Esta realidade perversa está sendo mudada, graças às ações práticas de alguns municípios e pelos avanços nas leis e normas ambientais em nosso país. Mas o que nós cidadãos podemos fazer em nossas casas para colaborar neste processo? (…)

Minhocas por Petr Kratochvil

 A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Pois bem, quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos. (…)
Nós em casa podemos começar simplesmente tentando diminuir a quantidade de lixo orgânico emitido para a prefeitura. É claro que só é possível isto em casas onde o lixo é separado.” *
Para fazer a compostagem, não é preciso de um grande espaço como muitos pensam.
Geralmente as composteiras são feitas com três engradados. Um que contém uma quantidade de material pronto (húmus), outro com uma parcela de material em processo de decomposição e outro com uma porção diária de lixo orgânico ainda fresco.
Além de ajudar o ambiente e a prefeitura você irá produzir um ótimo fertilizante para adubar suas plantas!
Antes de começar, considere os seguintes aspectos: quanto lixo você produz versus a capacidade da composteira e certifique-se que o local escolhido fique na sombra.
Site Mais com Menos > compre sua composteira aqui.
Mais informações no site Lixo e How stuff works.
* Texto de Alexandre de Freitas, Fundação Gaia,  para o site Lixo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: