O silêncio, o barulho e o ‘in between’ nas refeições

Entre dois extremos, o barulho e o silêncio, definitivamente existe um equilíbrio: a música. Diga-se de passagem, a BOA música, porque se não for boa, é barulho.

Seja qual for a trilha que escolhemos para nossas refeições, mesmo que seja uma boa conversa, elas são fundamentais. E definitivamente impactam nossas percepções, podendo influenciar em nossos níveis de bem estar (ou estresse) e num efeito dominó, a eficiência de nossa digestão que desencadeia outro dominó.

O silêncio: nos permite um estado de consciência maior. O mais importante no silêncio é que nos permitimos ouvir a nós mesmos e podemos colocar a intenção de estarmos no momento presente enquanto comemos também. Levando a diante, podemos fazer de uma meditação com níveis de aprofundamento, descritos no post Meditação alimentar.  Uma atividade muito interessante para fazer de vez em quando ou que pode levar um minutinho antes de cada refeição.

Barulho: qualquer forma de som, entre músicas, ruídos ambientais à conversas, que desencadeiam sintomas de redução do bem estar. Sugestão: mude de ambiente, mesa ou troque a pessoa a sua frente.

Os tons de cinza: entre silêncio e barulho é como a maior parte de nossas refeições se enquadram, né? Por isso, vote na qualidade. Permita-se a boa música e a boa conversa. Escolha temas alegres, calmos, no volume certo.

Podemos apreciar igualmente uma refeição em um retiro de silêncio, um lanche no barulhento caos de uma feira (adoro!), ou mesmo fazer uma combinação na mesma refeição.
Não precisamos ser tão preto e branco, não queremos a vida em ‘mono-tom’.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: