SOBRE

Me chamo Carolina Tikerpe, mas sou mais conhecida como Carol. Sou chef de cozinha e eterna pesquisadora e aprendiz da gastronomia.  Há pouco mais de um ano junto meu interesse jornalístico e minha paixão pela boa comida e bem estar no blog CAROL DEGUSTA.

Me formei em gastronomia pelo SENAC-SP depois de dar o ponta pé inicial no ramo aos 16 anos de idade, trabalhando aos finais de semana num bistrô francês perto de onde morava.  Depois fui à Suíça, graças à uma bolsa de estudos que ganhei ao realizar meu primeiro concurso de culinária profissional, e aprimorei minhas técnicas à precisão suíça na DCT Culinary Arts and Hotel Management Center. Foi aí que se instalou em mim a insaciável gula de viajar e conhecer culturas, entrando sempre pela porta da cozinha. Assim, fui explorar o nordeste brasileiro, ao morar em Jericoacoara, CE, chefiando a cozinha do Club Ventos.
Por hora encerro minha temporada asiática, totalizando 8 meses de pé na estrada e vivências incríveis, como o curso ‘Food Matters’ que fiz no Centro PunPun, intensificando meu interesse pela alimentação sustentável e a Permacultura – tudo registrado aqui no blog.
Sigo devolta para o lar paulista, onde anseio tocar meu projeto artístico-cultural JantArteS e novos desafios.

O meu amadurecimento profissional e pessoal estão totalmente intrínsecos com estas viagens.

E quanto mais vivencio e estudo a gastronomia, mais sinto que suas facetas são intermináveis ao passo de ficarem cada vez mais específicas e findáveis.

Me dedico à culinária vegetariana e venho explorando as facetas que ligam a gastronomia à alimentação consciente para promover o bem estar físico, emocional e o auto-conhecimento; inevitavelmente trançada com a nutrição, manutenção da saúde e prevenção de doenças. Vejo nossa comida como o combustível do corpo e então amplamente responsável pelo seu bom funcionamento, até em níveis energéticos sutis. Por isso precisamos de ‘fontes’ saudáveis, cultivar práticas benéficas, inclusive um estado da mente positivo e respeitar sempre a individualidade de cada um de nós.

Acredito também na alimentação como uma ferramenta para sustentabilidade e expressão de ideais, visto que num mundo globalizado alimentamos também muitas idéias ao nos alimentarmos.

Sou adepta da idéia de que pequenas atitudes em nossa alimentação e nossos pensamentos podem transformar o mundo. E que cada um tem um potencial transformador imenso ao começar com seu próprio mundo, buscando uma vida melhor de dentro pra fora, devagar e sempre.

Meu lema é “DEGUSTAR A VIDA, DIGERIR IDÉIAS E DESFRUTAR DA BOA COMIDA”. Sensato, não?

Vamos juntos nessa busca?

Com um grande sorriso no rosto, namastê!

Carol

6 comments

  1. parabéns pela iniciativa, to curioso!
    boa sorte.

  2. brigadão Henrique! venha logo pra Jeri e volte sempre no blog pra matar a curiosidade

  3. Dani

    Carol, vc é show! Capricha aí pra ganhar esse concurso!! te amo, bjcas,

  4. Carol, vc e uma pessoa Linda ! Love ya xxx

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s